Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão, com ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 30 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais.

O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253 e na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e enquadrado na Lei Estadula: Nº 13.905 DE 29 DE JANEIRO DE 2018.

Aqui em nosso site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsáveis Técnicos Eng. Agrônomos:

MSc. Márcio Pires de Oliveira /CREA:BA40051

Dra. Polyana Carneiro dos Santos

Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Siga nossa pagina ://www.facebook.com/reidamandacaia/

Instagran: https://www.instagram.com/reidamandacaia/?hl=pt-br

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Alimentação artificial energética simples para abelhas nativas


As abelhas se alimentam basicamente dos recursos que encontram nas flores, elas utilizam o néctar para a fabricação do mel, e o pólen que é coletado e misturado com algumas de suas enzimas para formar uma massa proteica chamada de samburá.
Abelhas Urucús Verdadeiras Melipona scutellaris no alimentador externo de bandeja com tela flutuante
As abelhas operárias se alimentam do néctar, do mel produzido e também do samburá, o néctar é a substância aquosa que os vegetais secretam por meio de suas glândulas especializadas, e é fonte de água e carboidratos. O mel é composto principalmente por açúcar, que é a a sua fonte de energia, já o pólen é formado por suplementos minerais, vitaminas e proteínas ou seja sua fonte proteica.

É comum faltar alimento em períodos secos, chuvosos ou frios e por conta disso a nutrição desses insetos é afetada pelas mudanças climáticas em diversos casos, como depois de uma mudança drástica de temperatura, que resulta na diminuição da produtividade da rainha; após uma elevação da temperatura, que pode provocar o aumento da temperatura interna da colmeia, acarretando na diminuição da população e em problemas com o armazenamento de alimento, a diminuição no regime de chuvas, causa desequilíbrios e acarretam diminuição das floradas, impacta diretamente na nutrição das abelhas.

Para diminuir esse problema, principalmente os grandes meliponicultores produtores de mel e os produtores de colônias, utilizam alimentação complementar e/ou artificial para manter as colônias fortes e saudáveis durante todo o ano.

Em nossos meliponários nós utilizamos principalmente uma dieta energética simples, com o fornecimento de xarope de água e açúcar na proporção de 2x1 (2 litros de água para cada 1kg de açúcar) com essa simples alimentação, conseguimos fornecer parte da dieta necessária para as nossas abelhas e deixando mais abelhas operarias livres para busca do recurso pólen.
Açúcar cristal, dê preferência para o açúcar demarara pois, tem menos química no processo de produção  
Usei 6 litros de água para 3 kg de açúcar (2x1)
Misturar bem, não há necessidade de aquecer a água para o xarope,  pode ser na temperatura ambiente mesmo
Colocando xarope nas bandejas de alimentação
Alimentador externo de bandeja com tela flutuante, não ocorre brigas e as abelhas não se afogam durante a coleta
Abelhas sobre a tela flutuante coletando alimento das bandejas, fornecer o xarope no mesmo horário de preferência final da tarde 





Nenhum comentário:

Postar um comentário