Loading...

Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Sociais Sem Ferrão de ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 20 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais. O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253, no Site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsável Técnico: Engenheiro Agrônomo/Mestre em Ciências Agrárias, Márcio Pires de Oliveira / CREA/BA40051 Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com Telefones: Vivo (74) 9995-2610 Oi (74) 8803-1683

terça-feira, 29 de março de 2011

O propósito de marcação e substituição de Rainhas de ASF.

Marcação: Essencialmente serve para ajudar a localizar melhor a rainha numa colônia, pois às vezes perdemos muito tempo à procura delas para realizar desdobras ou mesmo só para eliminá-las, também serve para determinar a sua idade através do código de cores que obedece a um código de cores internacional que determina os anos em que são criadas, em ciclos de 5 anos, ou seja, de 5 em 5 anos a cor é a mesma. Assim temos o Azul (anos acabados em 0 e 5 ex: 2005 e 2010), o Branco (anos acabados em 1 e 6 ex: 2006 e 2011), o Amarelo (anos acabados em 2 e 7 ex: 2007 e 2012), o Vermelho (anos acabados em 3 e 8 ex: 2008 e 2013) e o Verde (anos acabados em 4 e 9 ex: 2004 e 2009). A marcação é feita na parte superior do tórax da rainha (entre a cabeça e as asas) podemos marcá-las diretamente na colméia sem necessidade de agarrá-la ou aprisionar, basta uma caneta de tinta de água inodora e atóxica, como esta caneta é possível marcar as rainhas sem as aprisionar e correr o risco de mutilá-las-mos ou mesmo de provocar a sua inutilização ao pressionar-mos o seu abdômen.
Tabela: Padrao internacional de marcação de rainha APIMONDIA
Substituição: Devemos substituir a rainha quando está estiver muito “velha”, o que não é matemático devemos sempre utilizar o bom senso, pois tenho rainhas com mais de dois anos melhor que muitas de um ano, outra forma é de buscar o melhoramento genético reforçando as características desejáveis como; produtividade, comportamento higiênico, resistência as doenças, temperamento. Quando substituímos as rainhas de um meliponário, estamos decidindo o desempenho de varias colônias, quer no comportamento quer na produção.
Foto: Google imagens

0 comentários:

Postar um comentário

Meliponário Rei da Mandaçaia © 2013 Todos os Direitos Reservados. Design by: LGW Designer