Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão, com ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 30 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais.

O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253 e na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e enquadrado na Lei Estadula: Nº 13.905 DE 29 DE JANEIRO DE 2018.

Aqui em nosso site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsáveis Técnicos Eng. Agrônomos:

MSc. Márcio Pires de Oliveira /CREA:BA40051

Dra. Polyana Carneiro dos Santos

Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Siga nossa pagina ://www.facebook.com/reidamandacaia/

Instagran: https://www.instagram.com/reidamandacaia/?hl=pt-br

sábado, 5 de março de 2011

COLMÉIAS RACIONAIS

As abelhas sem ferrão constroem seus ninhos subterrâneos, aéreos, em muros, cupinzeiros e principalmente em troncos de árvores ocas. Geralmente essas árvores são cortadas e a parte do tronco com a colônia é chamado de cortiço, que são mantidos por criadores, próximos a sua residência onde são criadas para extração do mel uma vez por ano, abrindo-se as extremidades do tronco e perfurando os favos para que o mel escorra. 
Com a difusão da qualidade dos produtos das abelhas sem ferrão houve um aumento na demanda por esses produtos o que resultou na busca de formas mais eficientes de manejo das colméias, surgindo então às caixas rústicas ou caixotes. Posteriormente evoluíram até às colméias racionais que apresentam a vantagem de facilitar o manejo a coleta dos produtos e principalmente a multiplicação dos enxames. 
Existem vários modelos de colméias racionais utilizados por diferentes meliponicultores para diversas espécies de abelhas sem ferrão como Modelo Maria, muito usada por quem cria abelha com fins comerciais; sua particularidade é facilitar a colheita de mel sem prejudicar o ninho. 
Considerando a praticidade para divisão das colônias, alimentação artificial, higiene são muito utilizados os modelos Paulo Nogueira Neto (PNN) e Fernando Oliveira (INPA) sendo esta última mais adequada sendo utilizadas para diversas espécies somente variando as suas medidas.
        Foto – 1 tronco com colônia Uruçu, 2 Cortiço estrutura interna, 3 Colméia do tipo Maria, Colméia Maria em perspectivas.
     Fotos – 5 Colméia INPA, Colméia INPA vista interna, 7 Colméia PNN, 8 Colméia PNN vista interna.
Foto 9 -Colméia nordestina muito utilizada por meliponicultores do nordeste, muito difundida entre criadores de jandaíra.




2 comentários:

  1. Olá Amigo Na sua Opinião qual é a melhor para se dividir enxames ? E qual a melhor para apenas coletar mel ? Desde já agradeço !

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde
    Onde consigo comprar uma caixa tipo MARIA?

    ResponderExcluir