Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Sociais Sem Ferrão de ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 20 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais. O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253, no Site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsável Técnico: Engenheiro Agrônomo/Mestre em Ciências Agrárias, Márcio Pires de Oliveira / CREA/BA40051 Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Visite nossa lojinha virtual no endereço:

http://www.lojareidamandacaia.com.br/

terça-feira, 10 de maio de 2011

Se foi, não é mais!! Também sou criador de Tubi

Desde a reportagem com o companheiro Wilson Melo do município de Barra do Corda no Maranhão no Globo Rural, fiquei até surpreso quando o repórter falou que ele era o único criador da abelha tubi do Brasil, fiquei assim surpreso pois crio e também conheço criadores aqui no meu município que criam  uma Scaptotrigona sp. que chamamos também de tubi, o certo  é que poderia ser uma outra espécie  então fiquei quieto até então, porém em viagem a Mossoró o Kalhil Pereira me apresentou a famosa tubi do Maranhão que comprou do sr. Wilson, que para minha surpresa é mesma que ocorre aqui em muitas regiões da Bahia eu mesmo tenho 30 enxames e digo mais em boas condições de floradas não produz só pólen e própolis como sugere a reportagem, pois já colhi de uma unica vez 1,5 litro de mel em uma colméia tipo Maria, outra coisa as fotos abaixo falam por si só!
 Abelha muito populosa e um pouco defensiva.
 Esse cortiço tem cerca de 1 metro de comprimento.





Meu sobrinho Fabrício de 7 anos na verdade não sei se ele me ajuda ou atrapalha, o que sei é que sempre quer me acompanhar no manejo rsrsrs! 
Olha o Fabrício aí de novo!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mais novas residentes do Meliponário Rei da Mandaçaia

Neste último final de semana estive de viagem ao Rio Grande do Norte mais precisamente na cidade de Mossoró,  com o intuito de adquirir alguns enxames da abelha Jandaíra com o amigo conceituado meliponicultor Kalhil Pereira França, na ocasião tive oportunidade de conhecer o  Meliponário do Sertão de sua propriedade    e o meliponário Monsenhor Humberto Bruening do Sr. Paulo Menezes, que diga-se de passagem serve de modelo a ser  copiado pela sua beleza e praticidade, consegui com o amigo Kalhil 25 enxames das suas melhores matrizes que garanto que até o mês de Julho terei 100 belos enxames, foram 2600 Km entre ida e volta, apesar do cansaço valeu muito a pena!
Momentos de descontração nas dunas de sal em Tibau cidade a 40 Km de Mossoró grande produtora de sal no RN, na foto da esquerda para direita meu sobrinho Junior, Eu, o meliponiocultor mirim Alfredo e Kalhil
Em visita a casa do do Sr. Paulo Menezes onde tivemos a oportunidade de conhecer o seu Meliponário "Hotel" como ele o chama, porque as abelhas ficam de férias lá só recebendo do bom e do melhor até a chegada das floradas (na Foto Kalhil, Eu e o Sr. Paulo Menezes
Enxames de Jandaíras em colméias  tipo nordestino
Enxames em troncos aguardando translado para colméias racionais, esses enxames foram resgatados em áreas destinadas a projetos agrícolas  em regiões do Rio Grande do Norte.
Parte das colméias  racionais que irão abrigar as colônias dos troncos.
Mel de Jandaíra prontos para venda, lembrando que o Sr. Paulo Menezes possui CIE (certificado de inspeção estadual) fornecido pelo governo do RN.



Fotos:Márcio Pires