Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Sociais Sem Ferrão de ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 20 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais. O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253, no Site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsável Técnico: Engenheiro Agrônomo/Mestre em Ciências Agrárias, Márcio Pires de Oliveira / CREA/BA40051 Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Visite nossa lojinha virtual no endereço:

http://www.lojareidamandacaia.com.br/

terça-feira, 28 de junho de 2011

O mais puro sabor das caatingas da Bahia

A falta de tempo me afastou um pouco das minhas meninas, porém aproveitei o São João para fazer uma revisão em meu plantel de mandaçaia (Melipona mandacaia Smith) Selecionadas e direcionadas  para produção de mel, esses enxames em questão não entram no programa de divisões e que não recebem alimentação artificial, são criadas em colmeias modelo Maria, muito usada por quem cria abelha com fins comerciais; sua particularidade é facilitar a colheita de mel sem prejudicar o ninho, tive tempo somente para colher o mel de 5 colmeias que que na media passou de 2 litros por colmeia em uma só coleta, e como sempre minhas fotos atestam o que estou falando! 
Obs: Interessados em adquirir o mais puro mel de mandaçaia da Caatinga, estou disponibilizando 20 garrafas de 500ml dessa preciosidade a 20 Reais + PAC.
Melgueiras de colmeias Maria abarrotadas de potes de mel, observem que a Melipona mandacaia Smith é uma abelha extremamente organizada e não coloca potes de pólen nas melgueira.
Cada melgueira dessas pode armazenar cerca 1, 2 litros de mel em cada uma das duas melgueiras.
Tenho enxames de Mandacaia que em condição de boa florada colhi 2,2 litros em meados de maio e 47 dia depois colhi mais 2 litros totalizando 4,2 litros, vale ressaltar que esses não recebem alimentação artificial porém também, não faço divisão e os enxames são sempre fortes. 
Observem que todos os potes estão cheios, umidade 27% (refratômetro) 
Mel envasado e rotulado com informações básicas; tipo de abelha, procedência, responsável técnico, endereço e  peso 

 Méis prontos para serem embalados
Méis embalados
Encomendas prontas para envio


Fotos: Márcio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário