Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão, com ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 30 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais.

O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253 e na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e enquadrado na Lei Estadula: Nº 13.905 DE 29 DE JANEIRO DE 2018.

Aqui em nosso site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsáveis Técnicos Eng. Agrônomos:

MSc. Márcio Pires de Oliveira /CREA:BA40051

Dra. Polyana Carneiro dos Santos

Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Siga nossa pagina ://www.facebook.com/reidamandacaia/

Instagran: https://www.instagram.com/reidamandacaia/?hl=pt-br

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Passo a passo para a fabricação de iscas- Pet para Trigonineos




Própolis de Jataí misturado ao álcool, deve ficar 15 dias em infusão. Deve ser agitado uma vez por dia.
Parte líquida retirada, a mais pastosa vai para dentro das novas iscas. A parte líquida será borrifada no entorno do local onde ficará a isca.
Joelho e Mangueira de jardim
Encaixando mangueira
Joelho pronto
Pet pronta para ser embalada
Garrafa embalada com jornal
Garrafa Pronta deve ser colocada ao abrigo do sol, para aumentar a chances de capturas devem ser colocadas em locais  onde ocorram de enxames naturais, fazer revisões quinzenais para verificar a possível colonização por formigas.   
Credito apresentação: Sergio Silveira


20 comentários:

  1. Seria interessante mostrar a própolis sendo retirada de uma colméia. Muitos não sabem identificá-la visualmente.

    ResponderExcluir
  2. E também, seria legal dizer a proporção de propolis x álcool para a mistura

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Moro Em Ibiporã, Paraná, e aqui na minha cidade existem muitos ninhos de mandaçaia em diferentes lugares, essa semana eu percebi que um enxame se instalou dentro da cavidade na calçada onde tem um poste, e eu ja tentei fazer iscas pet mas não consigo resultados nenhum, as vezes vem uma abelha, fica ali voando, depois vai embora e nunca volta, fiz dessa forma como voce ensinou, mas não obtive resultados nenhum, e sempre estou de olho pra ver se estava tudo bem. Me disseram que é nessa epoca do ano que elas soltam enxames, e tudo quanto é lugar eu vejo enxame, até debaixo do poste, mas nas minhas iscas nada. o que pode ser?? Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Própolis ou cera de Jataí? Vi alguns vídeos e acho que as pessoas estão confundindo os materiais. Quais as características da cada um? Qual a localização na caixa?

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde amigo, gostaria de saber se você tem atrativo para abelhas do tipo Jandaira, pois tenho uma criação de abelhas canuto, onde eu coloco cera para elas e está aparecendo abelhas do tipo jandairas, como eu faço para capturar um enxame de jandairas?

    ResponderExcluir
  7. Eu conseguir diluir minha isca em 1 dia e necessario os 15 dias?

    ResponderExcluir
  8. qualmoro em ibiporã parana, qual a melhor epoca, qual o melhor mes pra instalar as iscas²?

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Tenho uma colmeia de jatai em uma caixa INPA a mais de 3 meses e elas ainda náo estão usando a melgueira é normal isso? vocês tem algumas dicas?

    ResponderExcluir
  10. Tenho 40 colmeias Uruçu capturadas na florestas inicialmente e posteriormente foram aumentadas pela multiplicação anual. Esse processo de captura em garrafas iscas é muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola. as abelhas uruçu que foi capturada que voce esta falando fi=oi capturas de iscas pet, se foi qual tamanho das iscas pet

      Excluir
  11. Ola boa tarde qual o tempo de captura depois que eu coloca a armadilha. E quanto tempo pra eu muda da ggarrafa pet pra caixa

    ResponderExcluir
  12. Olá bom dia! Essa mangueira e para ser a entrada das abelhas? E dentro ela não precisa de uma haste pra servir de super te pra começarem sua colméia? Grata

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber como fazer isca para capturar abelhas uruçu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, siga a logica. atrativo de jatai = propolis de jatai + alcool 90%.....

      Excluir
  14. Como identificar o pro polis na comeia e a primeira vez que vou fazer

    ResponderExcluir
  15. pq vc usou a mangueira no fim do joelho, qual a logica disso???

    ResponderExcluir