Loading...

Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Sociais Sem Ferrão de ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 20 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais. O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253, no Site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em outros dois municípios, Senhor do Bonfim norte baiano e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsável Técnico: Engenheiro Agrônomo/Mestre em Ciências Agrárias, Márcio Pires de Oliveira / CREA/BA40051 Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com Telefones: Vivo (74) 9995-2610 Oi (74) 8803-1683 Tim (75) 9110-2356

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Passo a passo para a fabricação de iscas- Pet para Trigonineos




Própolis de Jataí misturado ao álcool, deve ficar 15 dias em infusão. Deve ser agitado uma vez por dia.
Parte líquida retirada, a mais pastosa vai para dentro das novas iscas. A parte líquida será borrifada no entorno do local onde ficará a isca.
Joelho e Mangueira de jardim
Encaixando mangueira
Joelho pronto
Pet pronta para ser embalada
Garrafa embalada com jornal
Garrafa Pronta deve ser colocada ao abrigo do sol, para aumentar a chances de capturas devem ser colocadas em locais  onde ocorram de enxames naturais, fazer revisões quinzenais para verificar a possível colonização por formigas.   
Credito apresentação: Sergio Silveira


4 comentários:

Carlos disse...

Seria interessante mostrar a própolis sendo retirada de uma colméia. Muitos não sabem identificá-la visualmente.

Carlos disse...

E também, seria legal dizer a proporção de propolis x álcool para a mistura

Bruno Ramos Ruinho disse...

qual seria a proporção de alcool e propolis?

Bruno Henrique disse...

Moro Em Ibiporã, Paraná, e aqui na minha cidade existem muitos ninhos de mandaçaia em diferentes lugares, essa semana eu percebi que um enxame se instalou dentro da cavidade na calçada onde tem um poste, e eu ja tentei fazer iscas pet mas não consigo resultados nenhum, as vezes vem uma abelha, fica ali voando, depois vai embora e nunca volta, fiz dessa forma como voce ensinou, mas não obtive resultados nenhum, e sempre estou de olho pra ver se estava tudo bem. Me disseram que é nessa epoca do ano que elas soltam enxames, e tudo quanto é lugar eu vejo enxame, até debaixo do poste, mas nas minhas iscas nada. o que pode ser?? Obrigado

Postar um comentário

Meliponário Rei da Mandaçaia © 2013 Todos os Direitos Reservados. Design by: LGW Designer