Loading...

Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Sociais Sem Ferrão de ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 20 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais. O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253, no Site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsável Técnico: Engenheiro Agrônomo/Mestre em Ciências Agrárias, Márcio Pires de Oliveira / CREA/BA40051 Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com Telefones: Vivo (74) 9995-2610 Oi (74) 8803-1683 Tim (75) 9110-2356

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Passo a passo para a fabricação de iscas- Pet para Trigonineos




Própolis de Jataí misturado ao álcool, deve ficar 15 dias em infusão. Deve ser agitado uma vez por dia.
Parte líquida retirada, a mais pastosa vai para dentro das novas iscas. A parte líquida será borrifada no entorno do local onde ficará a isca.
Joelho e Mangueira de jardim
Encaixando mangueira
Joelho pronto
Pet pronta para ser embalada
Garrafa embalada com jornal
Garrafa Pronta deve ser colocada ao abrigo do sol, para aumentar a chances de capturas devem ser colocadas em locais  onde ocorram de enxames naturais, fazer revisões quinzenais para verificar a possível colonização por formigas.   
Credito apresentação: Sergio Silveira


6 comentários:

Carlos disse...

Seria interessante mostrar a própolis sendo retirada de uma colméia. Muitos não sabem identificá-la visualmente.

Carlos disse...

E também, seria legal dizer a proporção de propolis x álcool para a mistura

Bruno Ramos Ruinho disse...

qual seria a proporção de alcool e propolis?

Bruno Henrique disse...

Moro Em Ibiporã, Paraná, e aqui na minha cidade existem muitos ninhos de mandaçaia em diferentes lugares, essa semana eu percebi que um enxame se instalou dentro da cavidade na calçada onde tem um poste, e eu ja tentei fazer iscas pet mas não consigo resultados nenhum, as vezes vem uma abelha, fica ali voando, depois vai embora e nunca volta, fiz dessa forma como voce ensinou, mas não obtive resultados nenhum, e sempre estou de olho pra ver se estava tudo bem. Me disseram que é nessa epoca do ano que elas soltam enxames, e tudo quanto é lugar eu vejo enxame, até debaixo do poste, mas nas minhas iscas nada. o que pode ser?? Obrigado

Thiago Teixeira disse...

Própolis ou cera de Jataí? Vi alguns vídeos e acho que as pessoas estão confundindo os materiais. Quais as características da cada um? Qual a localização na caixa?

Alberoni Freire disse...

Boa Tarde amigo, gostaria de saber se você tem atrativo para abelhas do tipo Jandaira, pois tenho uma criação de abelhas canuto, onde eu coloco cera para elas e está aparecendo abelhas do tipo jandairas, como eu faço para capturar um enxame de jandairas?

Postar um comentário

Meliponário Rei da Mandaçaia © 2013 Todos os Direitos Reservados. Design by: LGW Designer