Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão, com ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 30 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais.

O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253 e na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e enquadrado na Lei Estadula: Nº 13.905 DE 29 DE JANEIRO DE 2018.

Aqui em nosso site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsáveis Técnicos Eng. Agrônomos:

MSc. Márcio Pires de Oliveira /CREA:BA40051

Dra. Polyana Carneiro dos Santos

Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Siga nossa pagina ://www.facebook.com/reidamandacaia/

Instagran: https://www.instagram.com/reidamandacaia/?hl=pt-br

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mandaçaia (Melipona quadrifasciata anthidioides)



Abelha com características excelentes para se criar racionalmente, e por contar com uma incidência maior em várias regiões do país, indo desde o Paraná ao Estado da Bahia. Seu nome científico é: M. quadrifasciata, mas é conhecida popularmente por Mandaçaia, que na linguagem indígena significa vigia bonito ( mandá: vigia) (çai: bonito), fato este por se observar no orifício de entrada da colmeia uma abelha sempre presente, ou seja, a vigia. a Melipona quadrifasciata anthidioides é uma abelha grande, possui quatro listras amarelas intermitentes no dorso. A parte intermitente é preta. O mel produzido pela Mandaçaia é  procurado pelo seu agradável sabor, não enjoativo. É bastante liquifeito devido ao alto teor de umidade, fato este que requer que o mesmo fique armazenado sob refrigeração, para evitar a fermentação. Na natureza a Mandaçaia pode produzir de 1,5 a 2,0 litros de mel em épocas de boa florada, criada racionalmente a produção pode aumentar.

Foto 1 –Márcio Pires, Foto 2 –Marcos Aurélio, Foto 3 –Marcos Aurélio, Foto 4 -Marcos Aurélio

6 comentários:

  1. Olá amigo Marcio,

    parabéns pelo belíssimo site e pelo trabalho...realmente é ccoisa de 1ª.As fotos também estão lindas...

    Abraço.
    Paulo Romero..
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Rivan disse: muito bonito seu site continue postando e criando essa lindas meliponas.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo site amigo.
    A mandaçaia é Nativa(ocorre) do Ceara, obrigado pela atençao.!

    ResponderExcluir
  5. Se eu tiver somente um enxame da Mandaçaia Q. Anthidiodis, quando é feita a troca da Rainha, o fator da consaguinidade não pode ser prejudicial ? Dorival - S.J. dos Campos SP

    ResponderExcluir
  6. Alguém poderia me informar quais a quantidades exatas que devo utilizar na fabricação do alimento artificial para abelhas á base de soja?
    f.fernandes68@yahoo.com.br

    ResponderExcluir