Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão, com ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 30 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais.

O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253 e na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e enquadrado na Lei Estadula: Nº 13.905 DE 29 DE JANEIRO DE 2018.

Aqui em nosso site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsáveis Técnicos Eng. Agrônomos:

MSc. Márcio Pires de Oliveira /CREA:BA40051

Dra. Polyana Carneiro dos Santos

Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Siga nossa pagina ://www.facebook.com/reidamandacaia/

domingo, 27 de fevereiro de 2011

JATAÍ (Tetragonisca angustul )



É a abelha mais conhecida, estudada e criada no Brasil, sendo considerada das espécies mais adaptáveis em relação ao hábito de nidificação. Vive nas grandes e pequenas cidades, nas florestas virgens e capoeiras, nos cerrados, nos moirões de cerca, nos ocos dos paredões de pedra, a distribuição geográfica da jataí no Brasil é bem ampla ocorrendo nos Estados de AM, AP, BA, CE. ES, GO, MA, MG, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RO, RS, SC e SP. É facilmente localizada na natureza, pois constrói seus ninhos em locais de fácil visualização devido ao aspecto da entrada característica do ninho formando um tubo de cerume. A facilidade de manejo e adaptação a diversos substratos contribuiu para que fosse considerada a espécie de abelha mais estudada pela comunidade acadêmica brasileira.

Foto 1 – Acervo Insecta, Foto 2 – Oderno Tavares, Foto 3 – Airton Maggioni, Foto 4 - ABENA Grupos



Nenhum comentário:

Postar um comentário