Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão, com ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 30 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais.

O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253 e na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e enquadrado na Lei Estadula: Nº 13.905 DE 29 DE JANEIRO DE 2018.

Aqui em nosso site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsáveis Técnicos Eng. Agrônomos:

MSc. Márcio Pires de Oliveira /CREA:BA40051

Dra. Polyana Carneiro dos Santos

Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Siga nossa pagina ://www.facebook.com/reidamandacaia/

Instagran: https://www.instagram.com/reidamandacaia/?hl=pt-br

domingo, 27 de fevereiro de 2011

JANDAÍRA (Melipona subnitida)





Ocorre naturalmente em áreas do sertão brasileiro. O limite geográfico de ocorrência desta espécie se dá a cerca de 11°S (centro-norte do Estado da Bahia) e a cerca de 40°W (Chapada do Araripe). Algumas localidades mais conhecidas da ocorrência desta espécie são: Fortaleza, Cascavel, Maranguape e Baturité no Estado do Ceará; Mossoró, Areia Branca, Caicó, Currais Novos, Jardim do Seridó e Parelhas no Estado do Rio Grande do Norte; Araripina e áreas da Chapada do Araripe no Estado de Pernambuco (divisa com Ceará); Rodelas, Paulo Afonso, Glória, e várias localidades do Raso da Catarina no Estado da Bahia. Os principais produtos de interesse comercial desta espécie, é o mel que é apreciado pelas populações nativas sendo de alto valor comercial e de ótima qualidade (sabor, cheiro, cor, nutricional, terapêutico, etc.) incluindo os enxames pela sua venda no tronco ou em cortiços.

Foto 1 - Tom Wesenleers, Foto 2 – www.ib.usp.br, Foto 3 - Vinícius de Maracanaú-CE, Foto 4 – Paulo Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário