Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão, com ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 30 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais.

O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253 e na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e enquadrado na Lei Estadula: Nº 13.905 DE 29 DE JANEIRO DE 2018.

Aqui em nosso site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsáveis Técnicos Eng. Agrônomos:

MSc. Márcio Pires de Oliveira /CREA:BA40051

Dra. Polyana Carneiro dos Santos

Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Siga nossa pagina ://www.facebook.com/reidamandacaia/

domingo, 27 de fevereiro de 2011

ABELHA BRANCA, MOÇA BRANCA,(Frieseomelitta sp.)



São abelhas pequenas e muito defensivas, com o comportamento de depositar própolis sobre a pessoa quando importunada. Suas colméias racionais são cobertas com própolis pelas próprias abelhas. A entrada do ninho é pequena, não saliente e permite que apenas uma abelha passe por vez. A cria é produzida em células que encostam levemente umas nas outras ou são ligadas por um cabo pequeno de cerume, formando grupos parecidos com cachos”. Os potes de pólen são cilíndricos ou cônicos, com cerca de 3 cm de altura e os potes de mel são ovóides, com cerca de 1,5 cm de altura, as colônias podem ser médias ou grandes.
Foto 1 -Acervo Insecta, Foto 2 -Acervo Insecta, Foto 3 -Acervo Insecta, Foto 4 - Márcio Pires







2 comentários:

  1. trabalho maravilhoso tenho muita vontade de criar estas abelhas.

    ResponderExcluir
  2. vende enxames de uruçu quero saber o preço tenho enterese em comprar

    ResponderExcluir