Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão, com ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 30 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais.

O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253 e na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e enquadrado na Lei Estadula: Nº 13.905 DE 29 DE JANEIRO DE 2018.

Aqui em nosso site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsáveis Técnicos Eng. Agrônomos:

MSc. Márcio Pires de Oliveira /CREA:BA40051

Dra. Polyana Carneiro dos Santos

Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Siga nossa pagina ://www.facebook.com/reidamandacaia/

Instagran: https://www.instagram.com/reidamandacaia/?hl=pt-br

sábado, 26 de maio de 2012

I SINSECTA Semana Entomológica da Bahia Cruz das Almas-BA, 03 a 09 de dezembro de 2012


I SINSECTA
III Simpósio sobre Defesa Agropecuária
II Simpósio Baiano de Biodiversidade de Insetos e suas Interações com as Plantas 
Simpósio sobre Formigas Poneromorfas
Simpósio Baiano sobre Abelhas e Polinização
Simpósio Baiano sobre Meliponicultura
X Curso Anual sobre Criação de Abelhas sem Ferrão (Meliponicultura)


quarta-feira, 23 de maio de 2012

O árduo e insalubre trabalho de cuidar das minhas abelhas Uruçús!

Meliponário Rei da Mandaçaia "Recôncavo"
Sinceramente amigos leitores não aguento mais essa vida dura que ando tendo com minhas funcionarias, pois, tenho tido muita dor de cabeça com esses zumbidos ensurdecedores deste vai e vem frenético, não sei para que tanta gente produzindo mel!
Eu exausto depois do trabalho experimentando um melzinho no pote não aguento mais essa vida dura!
Baden Bell meu sócio, o unico problema na nossa sociedade, é que eu faço investimentos e ele só retirada! veja a cara de satisfação da figura rsrsrs.
Essa postagem além de ser uma brincadeira, serve para mostrar que é possível   com um mínimo de dedicação criar abelhas,  seja para exploração de produtos como mel, pólen, enxames ou até mesmo hobby sem a necessidade de dedicação exclusiva, que é o meu caso já que moro e trabalho em Canarana-Bahia a 500 km de Cruz das Almas local onde crio minhas Uruçús  já que na minha região ela não ocorre, o único trabalho periódico com elas é de alimentação artificial que é feito pela a Sra. Nádia Rodrigues mãe do meu sócio Baden Bell que também trabalha na região de Irecê, o manejo mais especializado (divisão, seleção, melhoramento) é feito por nós quando temos a oportunidade de viajar a Cruz das Almas, na postagem anterior vocês viram Pedrinho de menos de 2 anos já ensaiando o manejo dessas abelhas que é muito simples podendo ser feito por crianças, mulheres e idosos além, de ser uma atividade muito prazerosa,  também,  gera renda para criador.
Brincadeiras a parte, hoje contamos com plantel com genética diversificada com abelhas da Mata Atlântica e Chapada Diamantina.  Temos enxames com aptidões especificas para produção de  mel, pólen, produção de enxames, geoprópolis ),  fruto de um trabalho que estamos fazendo a mais de dois anos sempre selecionando os melhores enxames em locais de ocorrência no estado da Bahia.
Fotos/video: Márcio Pires