Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Sociais Sem Ferrão de ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 20 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais. O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253, no Site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsável Técnico: Engenheiro Agrônomo/Mestre em Ciências Agrárias, Márcio Pires de Oliveira / CREA/BA40051 Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Visite nossa lojinha virtual no endereço:

http://www.lojareidamandacaia.com.br/

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Visita em meliponários em Tanque Novo Bahia


Em visita à Tanque Novo Bahia, Cidade 16.463 habitantes. Fica distante 766 km, da capital, Salvador é uma referência comercial, na região.
Porém a visita tinha o intuito de visitar o meu amigo e cliente Delissandro Carneiro, meliponicultor cheio de caprichos criador de Jataí, Mandaçaia anthidioides, Uruçú verdadeira e agora também de Mandaçaia mandacaia, fui na companhia de meu amigo e também meliponicultor Thiego Novais do "Meliponário do Oeste" foi um final de semana muito produtivo trocamos muitas experiências e abelhas já que o Delissando tem muita preocupação com a genética de suas abelhas principalmente das Uruçús, que não são de ocorrência naquela região por isso o motivo da preocupação em sempre colocar genética nova no seu plantel, tive também a oportunidade de conhecer o restante de sua bela família um pessoal muito simpático e atencioso, como também conhecer outros meliponicultores da região.
 Delissandro Carneiro seu filho ao lado de sua esposa dona Fernanda Carneiro.
Capricho na ornamentação bastante decorativa uma obra de arte
Colmeia de Melipona quadrifasciata anthidioides colmeia tipo INPA 14x14 interno
Thiego (Meliponário do Oeste) admirando a perfeição e a decoração das colmeias feitas pela  esposa do Delissandro.
Caixas modelo INPA feitas com madeira de "Umburana" com encaixe perfeitos segunda melgueira com muito mel.
Delissandro Carneiro apreciando o movimento de entrada e saída de suas abelhas
Coisa de mulher, porém muito bom gosto a decoração parabéns dona Fernanda Carneiro
Bela varanda com cactus ornamentais
São cerca de 100 colmeias  distribuídas em cavaletes individuais que irão trocados por prateleiras em breve.
 Colmeia de Uruçú (Melipona scutellaris) coberta com lajotas de cerâmica, apesar de não ser local de ocorrência da especie, os enxames vem se desenvolvendo de forma espetacular parabéns Delissandro e a genética Rei da Mandaçaia.
Belo enxame de Uruçú muito forte populoso. 
Melgueira de jataí abelha muito produtiva lá em Tanque Novo, chega a produzir 1 litro por colmeia fato muito raro aqui na minha região!
Jataí em colmeia tipo "Sobenko" com 3 melgueira
Pelo pito de entrada  já podemos imaginar.
Melgueira de Jataí com muito mel apesar da seca histórica aqui na Bahia.
Fotos:Márcio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário