Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Sociais Sem Ferrão de ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 20 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais. O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253, no Site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsável Técnico: Engenheiro Agrônomo/Mestre em Ciências Agrárias, Márcio Pires de Oliveira / CREA/BA40051 Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Visite nossa lojinha virtual no endereço:

http://www.lojareidamandacaia.com.br/

terça-feira, 29 de novembro de 2011

SUCESSO TOTAL DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MELIPONICULTURA DA UFRB CRUZ DAS ALMAS

Mais uma vez, foi sucesso total o curso de capacitação em meliponicultura promovido pelo Grupo de pesquisa INSECTA (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=I22A501RY8KT0A), durante três dias cerca de 40 técnicos, pesquisadores, estudantes e produtores puderam tirar suas duvidas e passar suas experiências.
Estão de parabéns todos os integrantes do grupo que participaram e organizaram este brilhante evento onde todas as classes, sejam produtores ou pesquisadores, foram contempladas.


DSC02357
DSC02429





DSC02422

Este curso de criação de abelhas foi o de numero nove, para o próximo ano este evento terá duração de uma semana em comemoração ao aniversario de vinte anos de criação do Grupo de Pesquisa Insecta e de dez anos de curso de criação de abelhas sem ferrão.Este curso teve a coordenação do professores: Dr. Carlos Alfredo Lopes de Carvalho(UFRB), Dra. Geni da Silva Sodré (UFRB) e o Dr. Rogério Marcos de Oliveira Alves (IFBaiano).
O Grupo de Pesquisa Insecta foi criado em 1992 por docentes e estudantes da então Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com a criação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em 2006, toda estrutura acadêmica e de pesquisa da Escola de Agronomia passou para o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB, inclusive o Grupo de Pesquisa Insecta. Com base física no campus de Cruz das Almas, Bahia, a estrutura do GP Insecta é constituída pelo Laboratório de Entomologia, o Núcleo de Estudo dos Insetos, a Área experimental de Entomológia e pelo Hymenoptário (Meliponário e Vespário). O GP Insecta é o responsável pelo Núcleo Insecta, criado em 2004 em parceria com pesquisadores de outras Instituições. As pesquisas realizadas pelo Grupo Insecta tem proporcionado um maior conhecimento sobre diversos aspectos dos insetos, principalmente os himenópteros sociais (vespas, abelhas e formigas) e coleópteros detritívoros (Scarabaeoidea) que ocorrem no Estado da Bahia - Brasil. Encontra-se em andamento diversos projetos de pesquisa, que além do conhecimento gerado, tem colaborado na formação de recursos humanos nos mais diferentes segmentos da academia e da sociedade. Além das publicações científicas, as atividades do grupo tem sido divulgadas para a comunidade acadêmica e o público em geral, por meio de seminários e palestras, nas quais são explicadas a importância dos insetos estudados para a agropecuária e outras áreas do conhecimento humano.

Fotos:Márcio Pires