Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Sociais Sem Ferrão de ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 20 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais. O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253, no Site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsável Técnico: Engenheiro Agrônomo/Mestre em Ciências Agrárias, Márcio Pires de Oliveira / CREA/BA40051 Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Visite nossa lojinha virtual no endereço:

http://www.lojareidamandacaia.com.br/

domingo, 3 de julho de 2011

Caixas de Argila (Leo Pinho da Granja Pouso Alegre)


Por Leo Pinho granja Pouso alegre,

Após mais de dois meses pesquisando sobre o processo de fabricação de vasos e artesanato de argila para, em seguida, aprender a desenvolver caixas para as abelhas com esse material, consegui chegar a um projeto piloto.
A argila é um dos materiais mais abundantes no planeta. Foi por esse motivo que procurei estudar mais suas propriedades, já que a matéria-prima mais utilizada para fazer as caixas de abelhas — a madeira — está em escassez e, principalmente, são seres vivos que muitas vezes demoram décadas para chegar ao diâmetro ideal para corte. E para mim, cortar uma árvore dessas não é uma das minhas opções sustentáveis.
Segue abaixo algumas fotos da caixa de argila pronta, que será testada a partir de setembro, quando o tempo estará quente e as flores começam a aparecer para as abelhas.

Ninho:
Sobreninho:


Primeira melgueira:

Caixa Completa:
A caixa acima possui quatro compartimentos: (1) Ninho; (2) Sobreninho; (3) Melgueira A; (4) Melgueira B e a tampa.

Fiz 10 caixas com as medidas ideais para as Uruçus Nordestinas (Melipona scutellaris), baseado nas caixas modelo INPA. Explico: No modelo INPA as caixas para Scutellaris possuem as medidas: 20x20x10 cm (ninho e sobreninho) e 20x20x8 cm (melgueiras).
Como as caixas de argila são redondas, tive que calcular o volume em litros da caixa INPA para, em seguida, fazer a proporção exata para as caixas de barro. No caso das caixas INPA 20x20x10, a capacidade é de 4 litros no ninho e sobreninho e de 3,2 litros para as melgueiras.
A equação para o volume de cilindros é de V = Pi x R2 x h (Volume é igual a Pi vezes Raio ao quadrado vezes altura). Logo, V = 3,1415 x 11,5 ao quadrado x 11, logo V = 4,5 litros. Fiz um pouco maior já que nas minhas caixas horizontais o espaço interno é de 15x15x71 cm o que dá um volume interno total de 15,9 litros e as abelhas estão completando todo o espaço da caixa e a postura está muito grande.
O próximo passo será fazer caixas para as jataís e Uruçus de Chão. Mas antes, quero testar a eficácia dessas caixas quando chegar o verão.

Fotos: Leo Pinho