Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão, com ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 30 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais.

O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253 e na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e enquadrado na Lei Estadula: Nº 13.905 DE 29 DE JANEIRO DE 2018.

Aqui em nosso site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsáveis Técnicos Eng. Agrônomos:

MSc. Márcio Pires de Oliveira /CREA:BA40051

Dra. Polyana Carneiro dos Santos

Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Siga nossa pagina ://www.facebook.com/reidamandacaia/

Instagran: https://www.instagram.com/reidamandacaia/?hl=pt-br

sexta-feira, 20 de maio de 2011

V Seminário para o Desenvolvimento da Apicultura na Bahia.

Atividades paralelas:
III Simpósio Baiano de Meliponicultura
IV Apis-ExpoMel
I Fórum das entidades apícolas do Norte e Nordeste Baiano

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sinais dos telefones móveis pode ser parcialmente responsável pela morte misteriosa de abelhas.

Impact: Researchers found bees responded when mobile phones were used to make and receive calls
Impacto: Pesquisadores descobriram que abelhas responderam quando os telefones celulares foram usados ​​para fazer e receber chamadas

Sinais emitidos por celulares podem estar matando abelhas, revelou uma pesquisa divulgada pelo jornal britânico "Daily Mail" . Em experimento inédito, um especialista em abelhas monitorou um telefone celular colocado debaixo de uma colmeia e percebeu que os insetos foram capazes de perceber quando os aparelhos estavam fazendo ou recebendo ligações. As produtoras de mel respondiam com um som muito agudo, que normalmente é o sinal do começo de uma enxameação.
Dr. Daniel Favre, cientista que conduziu a experiência, disse ao jornal britânico que os sinais do celular podem estar contribuindo para o declínio no número de abelhas. Mas o especialista informou que mais pesquisas são necessárias para provar essa relação.
O número de abelhas no Reino Unido caiu pela metade nos últimos 25 anos, enquanto na América abelhas foram fortemente atingidas pela "desordem de colapso de colônias" - o súbito desaparecimento de colônias inteiras durante o inverno.
Especialistas dizem que abelhas têm sido duramente atingida pelo ácaro Varroa, um parasita sugador de sangue que faz com que as colônias vulneráveis ​​a doenças clima freak, ou envenenamento.
Outros especialistas ouvidos pelo jornal britânico, por sua vez, dizem que ainda não há provas de que aparelhos representam risco. Eles culpam o desaparecimento gradual das abelhas por fatores como agricultura, diminuição no número de flores selvagens e pesticidas. Para Norma Carreck, da Universidade de Sussex, o estudo é interessante mas não prova nada.
Não há prova de que telefones celulares são responsáveis pelo colapso de colmeias. Se você fisicamente bater em uma colmeia, ou abri-la para examiná-la, obterá o mesmo resultado - afirmou, acrescentando que nos Estados Unidos há muita morte de abelhas em regiões muito longo de sinais de telefones celulares.