Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Sociais Sem Ferrão de ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 20 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais. O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253, no Site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsável Técnico: Engenheiro Agrônomo/Mestre em Ciências Agrárias, Márcio Pires de Oliveira / CREA/BA40051 Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Visite nossa lojinha virtual no endereço:

http://www.lojareidamandacaia.com.br/

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mel de Melipona mandacaia Smith campeão em concurso promovido pela AME-RIO

Por Pedro Paulo Peixoto:
Fizemos uma coisa inédita para os poloneses, como para a maioria dos meliponicultores daqui, na verdade,..... 
Colher mel e o oferecer a julgamento já é raro entre nós, mas para os poloneses foi uma bela aventura, pois tiveram a oportunidade de colher mel de varias caixas e depois degustá-los o quanto quisessem, e depois colocarem seu voto com o seu nome em baixo do vidro do mel que julgassem o mais gostoso. 
Os poloneses são muito disciplinados, e extremamente curiosos, alegres e educados. Facilitando bastante o trabalho dos Presidentes da Federação dos Apicultores e Meliponicultores do Rio de janeiro, Dr Nelson Victor responsável pela visita e o Presidente da AME-RIO , Sr Pompilio Vieira de Souza,88anos, que estava patrocinado o evento. 
Concorreram 3 méis o mel de mandaçaia colhido nas caixas que estavam lá , o mel de mandaçaia do sertão da Bahia, que comprei ao Marcio recentemente e uma sobra do mel de uruçú, que havia ganhado primeiro lugar numa degustação ha pouco mais de 1 ano. 
Venceu em (primeiro) 1º lugar o mel de mandacaia do sertão (Melipona andacaia) do Marcio Pires, Meliponário Rei da Mandacaia. Realmente delicioso. 
Em 2º lugar o mel de Mandaçaia colhido na hora. (Pela linda apicultora polonesa que fez questão de nos ajudar... felizmente) 
Em 3º lugar um mel de Melipona rufiventris que quando fresco, cheio de sabor e bouquert , figurou em primeiríssimo lugar. Agora depois de um ano, fora de geladeira propositalmente, com sinais de perda de sabor , embora límpido e sem fermentação ,resto-lhe um sofrido terceiro lugar.... 
Mas vemos que todos adoraram a degustação, que no final foi arrematada com deliciosos rissoles de camarão e bolinhos de bacalhau.





Mel de Melipona mandacaia Smith (Mandaçaia do Sertão) acima foi o Campeão 


Fotos:Contribuição Pedro Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário