Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão, com ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 30 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais.

O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253 e na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e enquadrado na Lei Estadula: Nº 13.905 DE 29 DE JANEIRO DE 2018.

Aqui em nosso site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsáveis Técnicos Eng. Agrônomos:

MSc. Márcio Pires de Oliveira /CREA:BA40051

Dra. Polyana Carneiro dos Santos

Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Siga nossa pagina ://www.facebook.com/reidamandacaia/

Instagran: https://www.instagram.com/reidamandacaia/?hl=pt-br

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Parceria Rei da Mandaçaia em Cruz das Almas

A muito tempo gostaria de montar um meliponário com Melipona scutellaris(uruçú verdadeira), porém sempre fiquei limitado ao fator climático já que todos os outros meliponários estão localizados nas Caatingas do Semiárido. Apesar de já criar uruçús em Feira de Santana, não tinham o mesmo desenvolvimento se comparado às criadas em sua região de ocorrência natural, aqui na Bahia (Mata Atlântica a e Chapada   Diamantina).
Quando cheguei em 2010 a Cruz das Almas, cidade situada no Recôncavo Baiano local perfeito para montar um meliponário com uruçús, tive a oportunidade de poder implantar o tão sonhado meliponário, porém por morar em um "apertamento" e estar sempre viajando não tinha como cuidar das abelhas. Foi aí que tive a ideia de fazer uma parceria com o meu amigo do mestrado Baden Bell, que inclusive trabalha com melhoramento genético da abelha Melipona quadrifasciata anthidioides, aía coisa deslanchou, pois além de criarmos com todas as técnicas também estamos fazendo o melhoramento genético dos nossos enxames,  selecionando-os com qualidades desejáveis para o produtor como tamanho de potes, diâmetro dos discos de cria, docilidade, comportamento higiênico etc. O nosso intuito é de produzir enxames com qualidade genética diferenciada para comercialização.
Hoje estamos, modéstia parte, com um belo meliponário implantado, rústico todavia com toda a técnica moderna de criação para fornecer a criadores um material genético sem igual.

Baden Bell a esquerda e eu durante um translado de uma uruçú com ótimas características produtivas
Rainha inspecionando o alimento aprovisionado, observe que ela está  marcada no tórax para facilitar a identificação e o controle da idade da mesma
 Rainha fisogástrica, observe  ovos em seu abdômen  






Fotos:Márcio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário