Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Sociais Sem Ferrão de ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 20 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais. O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253, no Site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsável Técnico: Engenheiro Agrônomo/Mestre em Ciências Agrárias, Márcio Pires de Oliveira / CREA/BA40051 Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com


quarta-feira, 23 de maio de 2012

O árduo e insalubre trabalho de cuidar das minhas abelhas Uruçús!

Meliponário Rei da Mandaçaia "Recôncavo"
Sinceramente amigos leitores não aguento mais essa vida dura que ando tendo com minhas funcionarias, pois, tenho tido muita dor de cabeça com esses zumbidos ensurdecedores deste vai e vem frenético, não sei para que tanta gente produzindo mel!
Eu exausto depois do trabalho experimentando um melzinho no pote não aguento mais essa vida dura!
Baden Bell meu sócio, o unico problema na nossa sociedade, é que eu faço investimentos e ele só retirada! veja a cara de satisfação da figura rsrsrs.
Essa postagem além de ser uma brincadeira, serve para mostrar que é possível   com um mínimo de dedicação criar abelhas,  seja para exploração de produtos como mel, pólen, enxames ou até mesmo hobby sem a necessidade de dedicação exclusiva, que é o meu caso já que moro e trabalho em Canarana-Bahia a 500 km de Cruz das Almas local onde crio minhas Uruçús  já que na minha região ela não ocorre, o único trabalho periódico com elas é de alimentação artificial que é feito pela a Sra. Nádia Rodrigues mãe do meu sócio Baden Bell que também trabalha na região de Irecê, o manejo mais especializado (divisão, seleção, melhoramento) é feito por nós quando temos a oportunidade de viajar a Cruz das Almas, na postagem anterior vocês viram Pedrinho de menos de 2 anos já ensaiando o manejo dessas abelhas que é muito simples podendo ser feito por crianças, mulheres e idosos além, de ser uma atividade muito prazerosa,  também,  gera renda para criador.
Brincadeiras a parte, hoje contamos com plantel com genética diversificada com abelhas da Mata Atlântica e Chapada Diamantina.  Temos enxames com aptidões especificas para produção de  mel, pólen, produção de enxames, geoprópolis ),  fruto de um trabalho que estamos fazendo a mais de dois anos sempre selecionando os melhores enxames em locais de ocorrência no estado da Bahia.
Fotos/video: Márcio Pires


2 comentários:

  1. É Márcio, eu também fiquei adepto dessa vida boa, só precisei trazer do interior e coloquei na cobertura da laje, fazer oque? um grande abraço. Estefano pereira. Salvador-ba.

    ResponderExcluir
  2. olá amigos, fiquei impressionado com essas maravilhas de abelhas, mas só uma perguntinha, elas conseguem viver em harmonia, tão perto uma das outras como ta na foto??
    elas não entram nas vias de fato, kkk, quero dizer brigam entre si?? pois é muito perto a caixa uma da outra, como elas reconhece a sua morada???
    responda no meu email: jpzocal@hotmail.com
    pois pretendo adquirir dessas espécies....
    obrigado...
    junior paulo zocal, cáceres mt.

    ResponderExcluir