Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão, com ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 30 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais.

O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253 e na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e enquadrado na Lei Estadula: Nº 13.905 DE 29 DE JANEIRO DE 2018.

Aqui em nosso site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsáveis Técnicos Eng. Agrônomos:

MSc. Márcio Pires de Oliveira /CREA:BA40051

Dra. Polyana Carneiro dos Santos

Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Siga nossa pagina ://www.facebook.com/reidamandacaia/

Instagran: https://www.instagram.com/reidamandacaia/?hl=pt-br

segunda-feira, 5 de março de 2012

I CURSO de MELIPONICULTURA: manejo da Melipona mandacaia Smith

A meliponicultura é um componente muito importante para o desenvolvimento de sistemas agroecológicos de produção adaptados ao nosso sertão semiárido caatingueiro, voltado principalmente para a agricultura familiar. Não pode ser entendida como uma atividade isolada, mas integrada na diversidade de atividades de uma propriedade, de um agroecossistema, que inclui o aspecto ecológico, econômico, cultural, social e até político, porque antes das abelhas estamos nós, desfrutando e dominando essa natureza que nos foi dada.
Na semana passada nos dias 1, 2 e 3 de março de 2012, o IF Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural ofereceu o I Curso de Meliponicultura: manejo da Melipona mandacaia. Reuniram-se 24 meliponicultores iniciantes e veteranos (participantes vieram de Juazeiro, Curaçá, Remanso e Pilão Arcado na Bahia, Petrolina-PE além de Acauã-PI), estudantes e profissionais para uma capacitação de alto nível, que contou com os Professores: Rogério Marcos – IF Baiano, Márcio Pires – EBDA Canarana, Katia Siqueira – UNEB Juazeiro, Márcia Ribeiro – EMBRAPA Semiárido, Klefson Sena – Prefeitura de Petrolina e, Silver Jonas – IF Sertão-PE.
O curso também teve como objetivo aproximar criadores para a organização de uma rede de intercâmbio de experiências em agroecologia. 
Houve aulas teóricas e práticas tais como, transferência de caixas inadequadas para as caixas modelo IMPA, manejo alimentar e multiplicação de enxames. Os participantes ficaram muito empolgados e confiantes de ampliar seus resultados e seus criatórios, como pode ser observado nas fotos a seguir.
Dr. Rogério Marcos de Oliveira Alves deu um Show  na aula sobre comercialização dos produtos das Abelhas 
As metas da rede para os próximos 12 meses são: a) concluir a instalação de dois meliponários dentro do IF Sertão-PE, b) oferecer cursos aos estudantes e à comunidade externa, c) multiplicar e fornecer enxames para novos criadores, d) condução de pesquisas. Pensando mais alto, estaremos estimulando novos empreendedores familiares, induzindo esse novo mercado e produção em escala, o que permitirá voos mais altos. Esta atividade foi uma reprodução adaptada do curso que o Grupo INSECTA/UFRB promove todos os anos em Cruz das Almas-BA, e pretende ser realizado sempre a cada fevereiro. 
Maiores informações com o Prof. Silver Jonas: silver.jonas@ifsertao-pe.edu.br.

Fotos:Márcio Pires

Um comentário:

  1. a equipe do insecta e IFsertão estam de parabéns por esse grande evento!
    tive a honrra de poder participar e ajudar.
    Att: Clessin

    ResponderExcluir