Quem Somos

O Meliponário Rei da Mandaçaia é um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão, com ocorrência natural no estado da Bahia, estamos a mais de 30 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais.

O nosso empreendimento é cadastrado no IBAMA CTF: 1681253 e na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e enquadrado na Lei Estadula: Nº 13.905 DE 29 DE JANEIRO DE 2018.

Aqui em nosso site é possível encontrar fotos da produção e muitas informações a cerca desta atividade, nosso meliponário principal está situado no Distrito de Hidrolândia - Uibaí e em Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia.

Responsáveis Técnicos Eng. Agrônomos:

MSc. Márcio Pires de Oliveira /CREA:BA40051

Dra. Polyana Carneiro dos Santos

Email: meliponarioreidamandacaia@hotmail.com

Siga nossa pagina ://www.facebook.com/reidamandacaia/

Instagran: https://www.instagram.com/reidamandacaia/?hl=pt-br

domingo, 27 de fevereiro de 2011

URUÇÚ NORDESTINA (Melipona escutellaris)



Abelha do litoral baiano e nordestino a uruçú se destaca de outras abelhas da região pelo seu porte avantajado, grande produção de mel e pela facilidade de manejo. A palavra uruçú deriva do tupi "eiru'su", que nessa língua indígena significa "abelha grande". O mel dessas abelhas é muito saboroso em épocas de boa florada, criada racionalmente a uruçú pode produzir até 10 litros/colônia/ano, sendo que em condições naturais a média de produção é de 2,5-3 litros/ano.
Apesar de ser endêmica da região citada, essa abelha vem sendo criada e com bons resultados por meliponicultores de outros estados como São Paulo e Paraná. A uruçú tem um temperamento muito dócil, podendo ser manejada até mesmo por crianças. Porém, essa espécie vem desaparecendo do seu habitat natural desde a chegada dos portugueses ao Brasil e cada ano vê seu local de origem, a Mata Atlântica, ser destruída.

Foto 1 -Acervo Insecta, Foto 2 -Acervo Insecta, Foto 3 -Márcio Pires, Foto 4 - Márcio Pires

6 comentários:

  1. Amigo quero saber se a uruçú se adapta ao clima da caatinga pois aqui ja crio jatai! desde ja agradeço a resposta.
    E ontem posso arrumar colonias para trazer para ca pois estou no sudoeste do estado!

    ResponderExcluir
  2. Amigo uruçu nordestina se adapta bem na região serrana do RJ vale do Paraíba

    ResponderExcluir
  3. Oi, Já me deparei com essa abelha aqui nas proximidades da minha casa. Há como captura-las com iscas?

    ResponderExcluir
  4. Achei um emchame de abelha indentica a essas Aqui em São Paulo na cidade de São roque vc sabe me dizer ce tem outra espécie com as mesmas características dessa uruçu nordestina

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia
    Eu sou de Sao Roque,qual localidade que vc encontrou, eu tenho abelha sem ferao
    Morales

    ResponderExcluir